Melhores smartphones Nokia: quais modelos valem a pena

Créditos: Divulgação
Marca foca tudo no monitoramento de software de seus aparelhos, preços acessíveis e boa qualidade de construção
A Nokia está agora limitada a uma gama de smartphones de gama básica ou mesmo de gama média. A marca foca tudo no monitoramento de software de seus aparelhos, preços acessíveis e boa qualidade de construção. É por isso que vale muito a pena compra um Nokia smartphone.
Assim como a Sony, a Nokia ainda não abandonou o mercado de smartphones. Os dois fabricantes seguem estratégias completamente diferentes, ainda que pareçam ligados por um destino comum neste mercado: o de cair no esquecimento apesar do grande nome que ostentam.
A Nokia, no que lhe diz respeito, está agora focada no segmento de entrada com preços que variam entre menos de baixo e médio no máximo. A renovação do seu catálogo também segue um ritmo bem mais lento. No entanto, a marca finlandesa ainda oferece uma boa base de modelos para aproveitar.
Sua principal vantagem é oferecer em cada smartphone: 3 anos de garantia, 3 anos de atualizações importantes e 3 anos de atualizações mensais de segurança. A Nokia também destaca um design mais ecologicamente responsável de seus smartphones, que agora são projetados com altas proporções de materiais reciclados.
Nokia X30 5G
É o smartphone mais avançado entre os modelos recentes da Nokia e, portanto, também o mais caro da gama. Lançado no final de 2022, este smartphone não se distingue pelo design relativamente banal mas sim pelos materiais utilizados já que 100% do alumínio utilizado e 65% do plástico provêm de reciclagem . A Nokia também queria fazer um smartphone sólido e, portanto, durável, com vidro Corning Gorilla Victus e proteção IP67 .
Do ponto de vista de desempenho, o X30 está equipado com um processador Qualcomm Snapdragon 695 , associado a 6 ou 8 GB de RAM e 128 ou 256 GB de armazenamento dependendo do modelo escolhido. Para autonomia, encontramos uma bateria de 4200 mAh compatível com carregamento rápido de 33W. A tela é um painel AMOLED Full HD+ (2400×1080 pixels) de 6,43 polegadas com taxa de atualização máxima de 90 Hz .
A parte fotográfica é composta por 2 sensores na parte traseira: uma grande angular de 50 megapixels e uma ultra grande angular de 13 megapixels . Por fim, o sensor selfie tem 16 megapixels. O smartphone roda Android 12 e se beneficiará de pelo menos três anos de atualizações técnicas e de segurança.
Nokia G60 5G
Lançada também no final de 2022 e a versão mais acessível do X30 com características mais modestas já que perdemos a tela Amoled e a moldura de alumínio. No entanto, o resto das especificações estão bastante próximas do X30.
Em particular, encontramos o mesmo processador Qualcomm Snapdragon 695 , desta vez associado a 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Para autonomia, encontramos até uma bateria de 4500mAh um pouco mais potente, compatível com carregamento rápido de 20W .
O módulo fotográfico traseiro inclui um sensor principal de 50 megapixels, um ultra grande angular de 5 megapixels e um sensor de profundidade. O sensor selfie tem 8 megapixels.
Para a tela, mudamos para um painel IPS LCD simples . Por outro lado, o tamanho de 6,58 polegadas é um pouco maior. A definição é Full HD+ (2400×1080 pixels) com taxa de atualização máxima de 120 Hz. O smartphone roda Android 12 com o rótulo Android One, o que significa que não possui sobreposição do fabricante.
Nokia X20 5G
Lançado em abril de 2021, o Nokia X20 é um smartphone 5G equipado com chip Snapdragon 480 . Isso é suportado por 6 ou 8 GB de RAM. A título de informação, é o mesmo SoC que encontramos no Oppo A74 e A54 5G ou mesmo no OnePlus Nord N200 5G.
O smartphone possui uma tela Full HD+ IPS de 6,67 polegadas . Esta diagonal coloca-o entre o Galaxy S22+ e o S22 Ultra para se ter uma ideia do tamanho. O Nokia X20 possui 128 GB de espaço de armazenamento com slot microSDXC para expandi-lo conforme desejar. Outro recurso interessante a ser observado é a presença de uma porta jack de 3,5 mm.
Para a parte fotográfica, o smartphone conta com quatro sensores: um módulo principal de 64 MP (grande angular), um sensor ultra grande angular de 5 MP e outros dois sensores de 2 MP (ToF e macro). A bateria do Nokia X20 tem capacidade de 4.470 mAh.
O smartphone foi lançado com Android 11, mas é compatível com Android 12.
Nokia G50 5G
Se o design do G50 não se destaca do comum, ainda assim ele se beneficia de um acabamento cuidadoso. Possui uma grande tela Full HD + de 6,82 polegadas. É um dos smartphones mais imponentes do mercado. Sob o capô, encontramos o mesmo SoC do X20, ou seja, um Snapdragon 480 5G. É suportado por 4 ou 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento interno.
O Nokia G50 tira lindas fotos diurnas graças ao seu sensor principal de 48 MP. Isto é suportado por um módulo grande angular de 5 MP e um ToF de 2 MP. O smartphone tem outra vantagem: a boa autonomia garantida por uma bateria de 5000 mAh. No lado bônus, você tem uma porta jack de 3,5 mm que acompanha a conexão USB-C.
Nokia X10 5G
Este smartphone foi lançado ao mesmo tempo que o Nokia X20, embora o seu nome sugira que seja da geração anterior. Os dois modelos também possuem ficha técnica bastante semelhante, com algumas diferenças. O Nokia X10 possui a mesma tela de 6,67 polegadas, o mesmo chip Snapdragon 480 5G e uma bateria idêntica (4470 mAh). Eles também compartilham o mesmo design.
Quanto aos pontos que os diferenciam, o Nokia X10 possui 2 GB a menos de RAM em relação ao X20. Em termos de desempenho, ficará um pouco atrás. A parte fotográfica do X10 também é inferior no papel. De fato, existe um módulo principal de 48 MP em comparação com 64 MP do X20. O mesmo vale para o sensor frontal (8 MP versus 32 MP).
Nokia G21
Lançado em fevereiro de 2022, o Nokia G21 é um smartphone de entrada vendido a um preço considerado baixo. É portanto um modelo ideal para quem tem um orçamento muito reduzido mas que procura um smartphone funcional para gerir as tarefas mais comuns do dia a dia com relativo conforto.
O aparelho é equipado com tela IPS de 6,5 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz , o que não é ruim para um modelo com esse preço. No seu interior também encontramos um chip Unisoc T606 (2 núcleos Cortex-A75 e 6 núcleos Cortex-A55). É suportado por 3 a 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento interno expansível.
A parte fotográfica é fornecida por um sensor triplo composto por um módulo principal de 50 MP, uma macro de 2 MP e um ToF de 2 MP também. Por fim, sua bateria possui uma confortável capacidade de 5000 mAh.
Por que escolher a Nokia em 2025?
Devido a uma mudança de estratégia, a Nokia optou por se dedicar quase exclusivamente ao segmento de entrada nos últimos meses. A marca finlandesa já não parece estar a pensar em smartphones premium capazes de competir com os melhores do mercado, ou mesmo com os de gama média, subindo ao nível dos melhores da Xiaomi, Poco ou Realme.
Os modelos recentes do fabricante têm a particularidade de serem baratos. Contam com ativos como qualidade de acabamento, autonomia ou até monitoramento de software por pelo menos três anos.
Estes são, portanto, os principais argumentos a favor dos smartphones Nokia em 2025. Se a pegada ecológica também desempenha um papel na escolha de um smartphone, então a Nokia oferece agora modelos que utilizam uma grande proporção de materiais reciclados.