Na próxima segunda-feira (25), a Volkswagen do Brasil vai lançar dois comerciais da campanha integrada do Novo Fusca. A ação é da AlmapBBDO. A campanha consiste em dois filmes de 45″, nos quais o público é levado a São Paulo dos anos 70, quando o Fusca era o único carro popular e o mais famoso do país. Nesta viagem no tempo, os espectadores são apresentados ao modelo de 2013, o carro do futuro. A campanha terá também mídia impressa, digital e ações diferenciadas e inusitadas durante todo o ano. No Brasil, o Fusca reúne milhares de admiradores, fã-clubes e tem até um “dia nacional”, comemorado em 20 de janeiro. E agora ele volta com suas virtudes originais, numa versão renovada. Para destacar essa transformação, a Volkswagen do Brasil reúne em sua campanha vários ícones brasileiros das últimas quatro décadas e volta no tempo para apresentar as novidades do Novo Fusca aos curiosos paulistanos em pleno Viaduto do Chá, no centro de São Paulo. A trilha dos comerciais é “País Tropical”, de autoria de Jorge Ben Jor. Assim como o Fusca, a música atravessou os anos mantendo-se entre as preferidas dos brasileiros, além de citar o carro em sua letra. Entre as pessoas que se admiram diante de um carro com linhas e tecnologia totalmente desconhecidas na década de 70, estão o jogador Rivellino e o comediante Mussum em cenas registradas na mesma época. No meio de tantos contrastes, só uma pessoa parece tão moderna quanto o Novo Fusca: o apresentador Cazé Peçanha, um representante do Brasil do século 21 e que explica aos surpresos personagens o que significa cada item do modelo 2013. A assinatura da campanha é “Novo Fusca. O carro voltou”. Veja, abaixo, os comerciais, as fichas técnicas e saiba mais sobre os bastidores da campanha: Fichas técnicas Anunciante: Volkswagen do Brasil Título: Céticos e Brasil 70 Produto: Novo Fusca Diretor Geral de Criação: Marcello Serpa, Luiz Sanches Diretor de Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi Criação: Renato Simões, Bruno Prosperi, Pernil, André Gola Produtora: ParanoidBR Produtor executivo: Egisto Betti Direção: Dulcidio Caldeira Fotografia: Pierre de Kerchove Rtvc: Vera Jacinto, Ana Paula Casagrande, Tais Olhiara, Rafael Motta e Diego Villas Boas Trilha / Locutor: Raw Audio/ Paulo Ivo Montador / Editor: Alex Lacerda Finalizadora: Clan VFX Atendimento: Fernão Cosi, Filipe Bartholomeu, Vanessa Previero, Ana Beatriz Moreira Porto, Aline Macedo, Olivia Tornelli Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Denis Camargo, Tatiana Weiss Mídia: Paulo Camossa, Gabriel Queiroz, Danielle Vale, Claudio Knupp Aprovação: Artur Martins, Ana Paula Lobão, Mari Negrini Bastidores da campanha do Novo FuscaReconstituir o Viaduto do Chá dos anos 70, lotado de pedestres com trajes e carros da época circulando não foi exatamente uma tarefa fácil. A produtora Paranoid BR, responsável pelos dois comerciais de lançamento do Novo Fusca, realizou uma longa pesquisa em busca de cenas que mostrassem como era a cidade naquela época. Foram duas semanas de trabalho antes das filmagens, realizadas nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2012, com cerca de 60 figurantes devidamente vestidos a caráter. Carros e ônibus que cruzam o viaduto são originais.As cenas com Rivellino e com Mussum também foram minuciosamente analisadas porque era preciso que eles estivessem em situações que se adaptassem às dos comerciais. Rivellino, por exemplo, teria que estar dando uma entrevista. Mussum tinha de estar falando da maneira engraçada que ele criou e que se tornou famosa até hoje. Na pós-produção, alguns detalhes tiveram que ser inseridos para completar a transformação do cenário. Um deles foi o piso do Viaduto que, naquela época, era composto por milhares de mapas do estado de São Paulo em pedras portuguesas, agora substituídas por um piso liso, de cor escura.