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7 elementos chave para se tornar um líder de sucesso

Jefferson Cavalcante
Jefferson Cavalcante
11 jun 2024 às 12:27
Última atualização: 11 jun 2024
5 min leitura
11 jun 2024 às 12:27
5 min leitura
Última atualização: 11 jun 2024
7 elementos chave para se tornar um líder de sucesso

Créditos: Adobe Stock

Se você acredita nessas qualidades e trabalha duro para aprimorá-las, é muito mais provável que você encontre graça quando mais precisar dela

Graças à Internet, os novos líderes podem acessar facilmente bons conselhos sobre como ser um grande líder. Alguns desses conselhos vêm de anedotas perspicazes dos principais líderes mundiais, como Sundar Pichai, do Google. Outros derivam de ótimas citações que destilam a sabedoria da liderança em informações simples e concisas. Aqui estão, conforme artigo da Inc., sete elementos chave para se tornar um líder de sucesso:

1. Resolução criativa de problemas

Todos os líderes enfrentam desafios novos e complexos e precisam encontrar maneiras de mitigá-los para manter suas empresas funcionando. Pense nisso como uma habilidade crítica e uma aposta. Você não pode contar apenas com a solução criativa de problemas para vencer, mas sem essa habilidade, você nem estará no jogo.

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Isto deve ser mais importante do que o trabalho para líderes

2. Fazer a coisa certa

Mesmo exercendo muitas funções, você não pode fazer tudo na sua empresa e nem tudo o que você faz precisa ser feito da maneira certa. Mas você deve sempre fazer as coisas certas.

  • Decisões: Tomar decisões corretas cria melhores chances de sucesso e sua equipe estará mais inclinada a seguir líderes que produzem resultados excelentes.
  • Prioridades: As prioridades da sua empresa serão conhecidas por todos, quer você as transmita ou não. Alinhar suas prioridades corretamente é fundamental para uma liderança sólida.
  • Julgamento: Exercitar o bom senso é essencial. Crie um processo que coloque a ética no topo das suas prioridades e afaste-se desse processo apenas quando estiver confiante de que é um risco aceitável.

3. Promover uma cultura forte

A cultura é a área mais crítica da liderança empresarial, separando as empresas mais bem-sucedidas do resto. Se você deseja um negócio próspero, precisará de uma cultura corporativa que mantenha sua equipe engajada e inspirada. Independentemente do que você faz ou de quais são suas intenções, sua cultura é uma indicação de como as pessoas ao seu redor se sentem.

4. Produtos e serviços

A base da cultura da sua empresa são os produtos e serviços que você oferece. Embora isso seja óbvio para marcas de atletismo e empresas automotivas, é verdade para todas as empresas. Essa camada inferior cria uma base que você não pode ignorar. Os princípios básicos devem ser dominados, o que geralmente significa cuidar deles regularmente. Para alcançar uma cultura corporativa excepcional, você precisará trabalhar em temas muito mais complexos, começando pela sua missão.

5. Missão corporativa

As declarações de missão são uma parte importante da cultura corporativa. Mais do que nunca, as pessoas querem trabalhar para empresas que representam algo. No entanto, o interesse nas declarações de missão corporativa está diminuindo.

Existem duas razões para esta tendência. Primeiro, muitas empresas nunca se dedicaram verdadeiramente à sua missão ou acabaram por se desviar dela. Ignorar sua missão prejudica seu impacto, pois ensina à sua equipe que sua verdadeira missão é apenas o lucro. A segunda razão é que muitas empresas acreditam que sua cultura corporativa está garantida por um bom produto ou serviço e uma grande missão. Em vez disso, a jornada para uma cultura excelente apenas começa nesse momento.

6. Valores corporativos

Os valores corporativos têm um impacto poderoso na forma como a cultura se desenvolve dentro da sua empresa. A empresa oficial valoriza que você identifique esses valores. Você os escreverá em documentos e os colocará na lateral de uma parede, e eles transmitirão uma mensagem essencial aos seus funcionários. Mas estes não são necessariamente os seus valores reais. Seus valores terão um impacto duradouro sobre como as pessoas se sentem a respeito de você como líder e de sua empresa.

7. Líderes como pessoas

Somos todos pessoas que trabalham com outras pessoas. É claro que queremos trabalhar com aqueles que nos inspiram, nos edificam e nos ajudam a nos tornar versões melhores de nós mesmos. Para fazer isso, os melhores líderes demonstram consistentemente qualidades que se espalham por toda a organização para criar uma cultura de classe mundial.

Aqui está uma lista das principais qualidades que sua equipe procurará ao avaliar você e sua equipe de liderança: humildade, integridade, empatia, visão, responsabilidade, inclusão, pensamento estratégico, inteligência emocional e paixão. Embora não seja realista acreditar que você ou qualquer pessoa de sua equipe de liderança possa incorporar consistentemente todas essas qualidades, sua equipe sempre procurará por elas.

É difícil exagerar o impacto de como sua equipe se sente em relação às pessoas para quem trabalha. Pode não ser assim que você consegue os melhores talentos, mas será o aspecto mais crítico para saber se os melhores talentos permanecem e atingem todo o seu potencial enquanto estão em sua equipe.

Você deve priorizar encontrar líderes de topo para sua equipe que incorporem tantas qualidades críticas quanto possível e cultivem seu espaço e capacidade de liderar com eficácia. Se você acredita nessas qualidades e trabalha duro para aprimorá-las, é muito mais provável que você encontre graça quando mais precisar dela. O mesmo pode ser dito de todas as outras áreas de liderança acima.

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    Jefferson Cavalcante

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    Redator do Administradores.com, cobre as áreas de Negócios, Gestão, Liderança e Empreendedorismo.

    Redator do Administradores.com, cobre as áreas de Negócios, Gestão, Liderança e Empreendedorismo.

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