Mais comentada

Como estar entre os melhores em 2018?

Se a cada ação sua você se colocar no lugar dos envolvidos no processo e pensar como seria melhor pra todos, você provavelmente acertará mais

Carlos Ferreira, Administradores.com,
iStock

Quando me perguntam o que a Nasajon Sistemas faz para estar, há tantos anos, entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil, minha resposta é sempre a mesma: o segredo não está em O QUE fazemos, mas sim em COMO fazemos.

E esta resposta não se aplica apenas ao âmbito empresarial. Ela também serve para qualquer pessoa. Você quer ser melhor como gestor, como profissional, como pessoa? Tente se preocupar mais com a maneira COMO você faz as coisas.

Afinal, saber O QUE deve ser feito, a gente já sabe na maioria das vezes, certo? As tarefas do nosso cargo ou da nossa existência todos aprendemos logo no início de cada projeto (de trabalho ou de vida). Mas mesmo quando já estamos amadurecidos na tarefa, sempre existe alguém que se destaca da equipe, tendo maior rendimento, mais produtividade, mais entregas. Por quê? Se você procurar saber de verdade, vai ver que a diferença está no COMO ele lida com as informações que recebe e COMO trata as pessoas e os processos envolvidos. E isto independe do tamanho do projeto.

Quer exemplos práticos?

Para ser um gestor melhor: mostre preocupação genuína com o que cada membro de sua equipe faz. Pergunte sobre seu trabalho, querendo saber de verdade. Olhe em seus olhos, peça a eles críticas aos processos, escute, anote, reconheça erros. E quando você tiver que mudar algo na empresa, compartilhe com eles antes de fazer a mudança. Desta forma, eles serão seus cúmplices na implantação, o que torna tudo mais fácil. 

Para ser um profissional melhor: estude tudo sobre suas tarefas, informe-se, enriqueça-se. Troque informações com as pessoas de sua equipe. Importe-se com eles e com seus projetos. Assim, eles farão o mesmo com você. Cuide da empresa como se fosse sua: se você não deixa luz e ar condicionado ligados quando sai de sua casa, por que fazer isto na empresa? Se você precisa ser treinado e a empresa não tem tempo pra fazer isto durante o expediente, será que você pode se treinar (com amigos ou outras ferramentas) fora do horário, sem hora extra? Não pense na perda imediata, pense no ganho futuro. O "COMO" é que faz a diferença entre as pessoas! 

Para ser um amigo melhor: ligue ou encontre seus amigos e pergunte como eles estão. E quando eles começarem a falar, tente não roubar seu tempo para contar a sua história parecida. Pergunte mais, aprofunde-se, opine para ajudá-los. Às vezes, quando estamos com amigos, nós os ouvimos pouco, porque na maioria das vezes ficamos ansiosos para contar os nossos ‘causos’. No final, o papo pode acabar ficando superficial demais. 

Para atingir suas metas (emagrecer, ser promovido, mudar de casa, comprar um carro): pare de tratar isto como um sonho e passe a tratar como meta. Defina cada etapa do processo. Para ser um corredor de 10km, você precisa hoje começar a correr 1km. É pouco, mas na semana que vem já pode passar pra 2km e assim por diante. E seja disciplinado. Lute contra os obstáculos que surgem todos os dias. Tudo é questão de prioridade. 

Para ser uma pessoa melhor: bem, aqui a definição é bem complexa, mas se eu pudesse dar um conselho, eu resumiria tudo em TENHA EMPATIA, que é a arte de se colocar no lugar do outro. Se, a cada ação sua, você se colocar no lugar dos envolvidos no processo e pensar como seria melhor pra todos, você provavelmente acertará mais, será mais feliz e fará com que todos a sua volta gostem de estar com você e de lhe ajudar. 

Carlos Ferreira — Diretor nas áreas de Recursos Humanos, Administrativa e Suporte Técnico na Nasajon Sistemas. É também Administrador com MBA em Gestão de Negócios e Mestrado em Marketing de Serviços.