Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Carreira e Performance

Como usar as emoções a seu favor em uma negociação

Anna Dulce
Anna Dulce
02 abr 2024 às 14:50
Última atualização: 02 abr 2024
4 min leitura
02 abr 2024 às 14:50
4 min leitura
Última atualização: 02 abr 2024
Como usar as emoções a seu favor em uma negociação

Créditos: Adobe Stock

De acordo com ex-negociador de sequestros internacionais do FBI, manter as emoções fora da sala de negociações não é a coisa certa a se fazer

Para o consultor, palestrante e autor Justin Bariso, a capacidade de compreender as emoções e usá-las para trabalhar para em si mesmo, também conhecida como inteligência emocional (EI ou EQ), pode ser valiosa na mesa de negociações (no Administradores Premium, inclusive, você pode conhecer o tema a fundo com o curso Leadership – A Masterclass, conduzido por Daniel Goleman).

Chris Voss, fundador e CEO do The Black Swan Group e ex-negociador de sequestros internacionais do FBI, escreveu em um artigo recente para a TIME que o conselho tradicional de mostrar “uma cara impassível” e manter as emoções fora da sala de negociações é completamente errado.

“Como você pode separar as pessoas do problema quando o problema são as emoções delas?” pergunta Voss. “As emoções são uma das principais coisas que atrapalham a comunicação. Quando as pessoas ficam chateadas umas com as outras, o pensamento racional sai pela janela. É por isso que, em vez de negar ou ignorar as emoções, os bons negociadores as identificam e influenciam. As emoções não são os obstáculos para uma negociação bem-sucedida. Elas são os meios”.

Pensando nisso, Bariso reuniu, em artigo escrito para a Inc., conselhos baseados em sugestões de Voss e em suas próprias idéias para aqueles que desejam usar as emoções a seu favor ao negociar. Aqui estão eles:

1. Aprenda a espelhar palavras seletivamente

“Repita as últimas três palavras que seu interlocutor acabou de responder”, aconselha Voss. “Esta é uma das maneiras mais rápidas de estabelecer um relacionamento e fazer com que o seu interlocutor se sinta seguro o suficiente para se revelar”. 

A técnica permite, ainda, desacelerar a conversa, proporcionando mais tempo para pensar.

2. Use a empatia estrategicamente

O especialista sugere, também, que as pessoas demonstrem aos seus interlocutores que estão se esforçando para compreender os sentimentos deles. Voss recomenda frases como “Parece que você está com medo de…” e “Parece que você está preocupado com…” para fazer isso.

Uma tática adicional é que os indivíduos sentem-se antes da negociação e listem os pontos fracos da sua posição, se preparando para as questões difíceis e até mesmo as vencendo.

No curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium, George Kohlrieser, ex-negociador de reféns da polícia de Ohio e atualmente professor de negociação no IMD, da Suíça, tem mais a ensinar sobre a importância da inteligência emocional em negociações.

3. Faça com que eles digam “não”

Todo sim é uma concessão ao outro lado; ou ao menos é o que parece às vezes. Permitir oportunidades de dizer não dá à outra pessoa uma medida de controle e uma sensação de segurança.

O especialista recomenda, então, perguntas não orientadas como: “Você desistiu desse aspecto?” e “É tarde demais para falar sobre x?”

4. Reformule e resuma

De acordo com Voss, “o momento em que você convence alguém de que entende seus sonhos e sentimentos é o momento em que um avanço na negociação pode acontecer. Desencadeie uma resposta de ‘está certo’, resumindo e reafirmando como sua contraparte se sente e o que deseja. Um ótimo resumo que desencadeará um ‘está certo’ será feito com base nos sentimentos e paixões que os motivam, mas para os quais eles podem estar cegos”.

Quando uma pessoa reconhece o lado da outra e reflete seu ponto de vista, ela mostra que entende, o que contribui para um sentimento de trabalho conjunto.

5. Trabalhe com sua contraparte, não contra ela

Bons negociadores percebem que lutar por resultados ganha-ganha produz os melhores resultados. “Não tente forçar seu oponente a admitir que você está certo”, aconselha Voss. Nas negociações, quanto mais uma pessoa gosta da outra, mais flexível ela será.

Para aprender mais sobre como fazer melhores negociações com a ajuda da inteligência emocional, assine o curso Leadership – A Masterclass, disponível no Administradores Premium, que conta com um módulo com Erica Ariel Fox, expert de Negociação da faculdade de Direito de Harvard.

(com Inc.)

Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#466

Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Anna Dulce

    Anna Dulce

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Anna Dulce é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e já trabalhou em veículos como a Rádio Universitária Paulo Freire e o Diário de Pernambuco.

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deCarreira e Performance

    Ver todos
    Carreira e Performance
    5 formas de incentivar a inovação diária sem depender de grandes projetos

    5 formas de incentivar a inovação diária sem depender de grandes projetos

    15 out 2025
    1 min leitura

    Por: Bernardo Góis

    15 out 2025
    1 min leitura
    Carreira e Performance
    5 livros sobre o poder do erro e da experimentação nos negócios

    5 livros sobre o poder do erro e da experimentação nos negócios

    15 out 2025
    1 min leitura

    Por: Jefferson

    15 out 2025
    1 min leitura
    Carreira e Performance
    Quer melhorar sua memória? Feche os olhos por dois minutos

    Quer melhorar sua memória? Feche os olhos por dois minutos

    15 out 2025
    2 min leitura

    Por: Bernardo Góis

    15 out 2025
    2 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #466 Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

    #466 Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

    00.0000.00