A Officina Sophia, empresa de pesquisa especializada em estudos estratégicos, realizou um estudo com o objetivo de mapear quais marcas são mais amadas pelos consumidores nas mais diferentes categorias, baseando-se em uma pesquisa Loved Brands. A iniciativa mapeou 40 atributos responsáveis pela construção do amor e admiração junto aos consumidores brasileiros. A análise apontou O Boticário, Natura, Louis Vuitton, Nestlé, Havaianas, Prada, Rolex, Gucci, Mont Blanc e Tommy Hilfinger como as dez marcas mais amadas do País. Para a realização do estudo, a Officina Sophia entrevistou 1.472 pessoas, entre homens e mulheres, de 18 a 59 anos, das classes A, B e C, segundo o Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB). Participaram da pesquisa as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, além de outras cinco cidades polo do interior paulista. A proximidade ocorre quando a marca faz o consumidor sentir que os produtos de seu portfólio são feitos para ele, criando identificação e sensação de pertencimento a um grupo. Já a afetividade aflora quando a empresa estabelece laços com elementos que contam uma história. A marca passa a ser considerada uma amiga de longa data e há a percepção de que a relação perdurará por muito tempo. 'As grandes marcas desejam ter o amor de seus clientes, mas essa relação precisa estar lastreada por produtos e serviços de qualidade', relatou o presidente da Officina Sophia e responsável pela pesquisa Loved Brans. 'Proximidade, afetividade e, principalmente, identidade aspiracional são os três pilares fundamentais para envolver os consumidores. A força das aspirações está mais intensamente ligada às emoções e é o ponto mais forte neste contexto, pois faz com que as pessoas vejam nas marcas o que elas gostariam de ser. Por conta disso, as marcas de luxo são cada vez mais amadas e desejadas', destaca Secches. A pesquisa constatou determinadas diferenças de acordo com as classes sociais. Ver uma mesma marca entre as mais amadas por faixas sociais distintas é algo raro e demonstra a importância de as empresas focarem um segmento ou nicho mais específico. Afinal, o amor do consumidor se estabelece pela relação já existente dele com a marca ou pelo desejo de que ela faça parte de sua vida. 'Os profissionais de Marketing precisam olhar esse dado com cuidado e verificar qual o público-alvo almejado. A marca quer ser amada por quem? No caso de uma empresa de telefonia, talvez realmente seja preciso buscar um público universal. No entanto, fazer esse questionamento é imprescindível para uma relação mais próxima com o consumidor', ressalta Secches. Para saber o ranking completo das marcas mais citadas por categoria, clique aqui.