Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Comunidade
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
ComunidadeAnuncie
  1. Home
  2. Notícias
  3. Negócios e Gestão

5 livros sobre feedback e comunicação assertiva para líderes que inspiram crescimento

Bernardo Góis
Bernardo Góis
20 out 2025 às 15:09
Última atualização: 20 out 2025
1 min leitura
20 out 2025 às 15:09
1 min leitura
Última atualização: 20 out 2025
5 livros sobre feedback e comunicação assertiva para líderes que inspiram crescimento

Créditos: Reprodução

Quando a comunicação é assertiva e humana, o diálogo se transforma em uma ponte para o desenvolvimento mútuo

Dar feedback é uma arte — e, como toda arte, exige técnica, sensibilidade e prática. Líderes que dominam a comunicação assertiva conseguem equilibrar clareza e empatia, oferecendo direcionamentos que estimulam o desenvolvimento em vez de gerar defensividade. Esses livros são referências para quem deseja transformar o feedback em ferramenta de crescimento e cultura positiva.

Organizações que cultivam o diálogo transparente e construtivo têm equipes mais engajadas, inovadoras e confiantes.

1. Obrigado pelo feedback – Douglas Stone e Sheila Heen

Explica como lidar com críticas e sugestões de forma madura.
Mostra como o feedback pode se tornar um diálogo produtivo, não uma troca de acusações.

2. Comunicação não violenta – Marshall B. Rosenberg

Clássico sobre empatia e escuta consciente.
Ensina a expressar críticas sem atacar e a ouvir sem se defender, promovendo relacionamentos mais saudáveis.

3. Fixing feedback – Georgia Murch

Oferece ferramentas práticas para transformar conversas difíceis em oportunidades de aprendizado.
Mostra como o feedback contínuo cria equipes mais autônomas e responsáveis.

4. Sinceridade radical – Kim Scott

Defende o equilíbrio entre franqueza e cuidado.
Mostra como líderes podem dar feedbacks diretos sem perder empatia e respeito.

5. Faça do coaching um hábito – Michael Bungay Stanier

Um guia sobre como fazer perguntas poderosas e transformar conversas em momentos de aprendizado.
Ajuda líderes a desenvolver a escuta ativa e a comunicação estratégica.

Feedback é a linguagem da evolução

Esses livros mostram que feedback não é sobre apontar erros, mas sobre inspirar crescimento. Quando a comunicação é assertiva e humana, o diálogo se transforma em uma ponte para o desenvolvimento mútuo.

Leia mais:

O poder do cochilo criativo: por que o cérebro resolve problemas enquanto dorme
Como aprimorar sua escuta ativa para se tornar um líder mais empático e eficaz
5 formas de usar a empatia para melhorar o desempenho e a coesão das equipes
Como desenvolver empatia real no ambiente corporativo (sem parecer artificial)
5 formas de usar a inteligência emocional para manter equipes motivadas durante períodos de incerteza
Como desenvolver inteligência emocional para liderar mudanças com mais empatia e clareza
Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#466

Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Bernardo Góis

    Bernardo Góis

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais notícias deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    Como conduzir conversas difíceis no trabalho de forma empática e produtiva

    Como conduzir conversas difíceis no trabalho de forma empática e produtiva

    20 out 2025
    1 min leitura

    Por: Bernardo Góis

    20 out 2025
    1 min leitura
    Negócios e Gestão
    Liderar com amor: o poder de trocar “atacar” por “servir”

    Liderar com amor: o poder de trocar “atacar” por “servir”

    20 out 2025
    2 min leitura

    Por: Ramon

    20 out 2025
    2 min leitura
    Negócios e Gestão
    5 formas de usar a empatia para melhorar o desempenho e a coesão das equipes

    5 formas de usar a empatia para melhorar o desempenho e a coesão das equipes

    19 out 2025
    1 min leitura

    Por: Ramon

    19 out 2025
    1 min leitura
    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço
    • Newsletter

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #466 Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

    #466 Como formar líderes na sua empresa, com Luis Vabo

    00.0000.00