Com mais de 2.000 trabalhos publicitários e dezenas de filmes, séries e documentários no currículo, a O2 Filmes é um exemplo de como o Brasil pode exportar talento criativo aliado à gestão empresarial A produtora O2 Filmes nasceu em São Paulo em 1992 e hoje é uma das principais forças criativas do cinema e da publicidade no Brasil. Fundada por Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, a empresa combina a visão artística de grandes diretores com uma gestão empresarial capaz de transformar produções nacionais em sucessos globais. Fernando Meirelles é o nome mais reconhecido entre os fundadores. Diretor de Cidade de Deus (2002), filme que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor e consagrou a O2 como uma produtora de alcance internacional. Anos depois, repetiu o feito com Dois Papas (2019), produção da Netflix que também levou o nome do Brasil à disputa da estatueta mais cobiçada do cinema. Se Meirelles é a face criativa, Andrea Barata Ribeiro consolidou-se como uma das produtoras mais influentes do mundo. Já foi citada pela Variety ao lado de nomes como Kathleen Kennedy, produtora de Steven Spielberg. Sua habilidade em costurar parcerias com canais como HBO e Globo e em viabilizar grandes produções explica muito do crescimento da O2. O outro sócio, Paulo Morelli, também diretor, trouxe contribuições essenciais na linguagem audiovisual e no diálogo da produtora com a publicidade. Essa integração garantiu sustentabilidade financeira e possibilitou que a O2 se mantivesse relevante tanto no cinema quanto em séries e comerciais para marcas globais. Do Oscar ao streaming Atualmente, a O2 é responsável pela série brasileira 'Pssica', que desbancou Wandinha e chegou ao primeiro lugar da Netflix. O feito comprova a capacidade da produtora de dialogar com novos formatos e conquistar plateias em escala global. Muito além do cinema Com mais de 2.000 trabalhos publicitários e dezenas de filmes, séries e documentários no currículo, a O2 Filmes é um exemplo de como o Brasil pode exportar talento criativo aliado à gestão empresarial. Um verdadeiro 'hub' de audiovisual que, da publicidade às telas de cinema e streaming, segue moldando a imagem do país no mundo.