Meus cursosPublicar artigos
Seja premium
  • Últimas notícias
    • Carreira e Performance
    • Cotidiano
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Portal Administradores
    • Web stories
    • Carreira e Performance
    • Dinheiro
    • Empreendedorismo
    • Liderança e Inteligência Emocional
    • Negócios e Gestão
    • Todos os Artigos
  • Podcast
    • Liderança, com Daniel Goleman
    • Negociação e Influência
    • Avançado de Consultoria
    • Gestão de Projetos
    • Expert em Excel
    • Ver todos
    • Administradores Premium
    • Networking
    • Educação Corporativa
  • Anuncie
Logo Administradores
Logo Administradores
Seja premium
Meus cursosPublicar artigos
Últimas notícias
Editorias
Artigos
Podcast
Cursos
Para Empresas
Anuncie
  1. Home
  2. Artigos
  3. Negócios e Gestão

5 passos para aumentar o ROI dos investimentos em TI

Milldesk
Milldesk
12 set 2025 às 7:31
Última atualização: 12 set 2025
6 min leitura
12 set 2025 às 7:31
6 min leitura
Última atualização: 12 set 2025
5 passos para aumentar o ROI dos investimentos em TI

Créditos: Adobe Stock

Escolher soluções tecnológicas, além de práticas adequadas e realmente relevantes não precisa ser tão difícil quanto parece

Atualmente, o investimento em tecnologia é importantíssimo para o desenvolvimento de qualquer negócio. Afinal, estamos em uma era digital, com diversas transformações e com a economia girando ao redor delas.

Mas para termos um crescimento rentável nesse novo universo, os investimentos devem retornar, certo? Pois é justamente disso que trata o ROI em TI!

Com ele, gerentes e gestores de TI conseguem visualizar claramente quais tecnologias gerarão impactos positivos (e rentáveis!) à empresa. Assim fica mais fácil decidir aonde investir tempo e dinheiro em qualquer setor, reduzindo falhas operacionais e otimizando recursos.

Bem legal, né?

Mas um fato não tão legal assim é que para muitos profissionais de TI, aumentar o ROI pode ser tão desafiante quanto criar um roteiro de Black Mirror.

Mas olha, vamos te contar um segredinho: escolher soluções tecnológicas, além de práticas adequadas e realmente relevantes não precisa ser tão difícil quanto parece!

Continue lendo este artigo e tire essa dificuldade da cabeça!

O impacto do ROI em TI para as empresas

Antes de tudo, precisamos entender a importância do assunto. Afinal, um cálculo de ROI em TI bem feito pode trazer muitos benefícios, enquanto um cálculo mal feito (ou até mesmo a falta do cálculo!) pode trazer sérios impactos negativos.

Está precisando de um software para gerenciamento do Help Desk e Service Desk? Teste grátis o Milldesk para gerenciar sua infraestrutura de tecnologia.

Começando pelo lado bom, podemos falar um pouco mais sobre as decisões relativas aos investimentos. Isso porque entendendo o ROI de cada solução tecnológica, gestores de TI podem priorizar aquilo que é mais rentável ao negócio.

Assim, o orçamento pode ser direcionando ao que vale a pena, diminuindo o montante gasto com outras coisas.

Por outro lado, a falta do cálculo pode deixar esse mesmo profissional completamente alheio à situação.

Desta forma, ele não saberá quais setores justificam seus investimentos, logo, será muito mais difícil mostrar avanços ou retrocessos no trabalho para os tomadores de decisão.

Isso reverbera justamente na visão macro do negócio. Se você entende quais áreas estão sendo mais rentáveis, aos poucos será possível visualizar pontos fortes e fracos.

E o melhor: estratégias podem ser estudadas ao longo do tempo para melhorar o que foi percebido. Quando não calculamos o ROI em TI, essa visão fica muito mais superficial e subjetiva.

E tendo uma visão objetiva, ninguém precisará agir por meio de palpites!

Com essa métrica em mãos, o gerente de TI pode argumentar claramente com os tomadores de decisão, mostrando suas razões para investir em algo.

Ou seja, com esse indicador, você terá dados para embasar sua fala acerca de todo o cenário de TI da empresa, podendo ser muito mais assertivo durante as reuniões!

5 passos para aumentar o ROI dos investimentos em TI

Não existe fórmula mágica para aumentar o ROI em TI. Como diria Muricy Ramalho: “é trabalho”!

No entanto, você pode conseguir resultados muito significativos seguindo alguns passos e adaptando-os a sua realidade. Está preparado? Então vamos lá:

Analise seus processos

Não seria nada legal pedir mais produtividade de uma equipe extremamente eficiente, enquanto outra um pouco mais lenta continua fazendo o mesmo de sempre, né?

Portanto, para não cometer esse e outros erros, saiba exatamente o que cada setor da sua empresa está fazendo.

Busque soluções

Depois de mapear tudo, você entenderá quais rotinas são ineficientes, quais tecnologias estão defasadas, prós e contras das equipes, níveis de desempenho etc.

Agora é a hora de buscar soluções! Você pode estudar sobre metodologias ágeis, buscar melhores soluções tecnológicas, conversar com outros gestores para otimizar processos etc.

Faça adaptações para a sua empresa

Cada cenário é um cenário. Logo, algo que funciona para um negócio, pode não funcionar para o seu.

Portanto, esse ponto é muito importante para aumentar o seu ROI em TI: adapte as soluções encontradas para a realidade do seu empreendimento! Ou seja, mude gradativamente o que não está funcionando e faça vários testes até chegar no formato ideal!

Facilite os processos

Você gosta de burocracia? Não? Nem a gente e, certamente, nem os colaboradores da sua empresa!

Sendo assim, facilite tudo ao máximo. Integre sistemas, ofereça soluções mobile (que tal utilizar o BYOD?), dê treinamentos etc. Temos certeza que todos irão adorar participar dessa transformação!

Teste, monitore e… recomece!

Como dito no terceiro passo, vá fazendo testes enquanto as novas práticas são implementadas. Enquanto isso, é muito importante monitorar e ir calculando o ROI em TI de cada ação planejada.

Afinal, depois de algum tempo você perceberá avanços grandes e outras coisas que não funcionaram tão bem.

Mas lembre-se que isso é normal! O importante é ter uma boa quantidade de avanços relevantes para que você possa recomeçar todo esse passo a passo focando em melhorar aquilo que ainda não funcionou adequadamente. Agora é a hora de recomeçar tentando novas estratégias!

Como a Milldesk ajuda a aumentar o ROI dos investimentos em TI

Um serviço de help desk pode impactar positivamente no ROI em TI? É claro que sim!

Imagine que, por exemplo, sua empresa tenha um serviço automatizado que possa redirecionar chamados dos canais e dos fluxos de trabalho. Ou então que ela possa emitir alertas automatizados direcionados a alguma equipe a partir de chamados.

Seria incrível, né?

Você pode ter todos esses recursos com uma ferramenta de help desk como a Milldesk.

Além disso, muitos processos internos podem ser melhorados a partir de funcionalidades como catálogos de serviços prestados personalizados por equipes para facilitar o atendimento ou painéis intuitivos para acompanhamentos rápidos e práticos de solicitações.

Se você gostou, que tal conhecer um pouco mais da Milldesk e melhorar o seu ROI em TI desde já? Entre em contato conosco, teremos prazer em te ajudar! E claro, continue acompanhando o nosso blog para aprender mais sobre gestão de TI!

O sistema de Help Desk Milldesk é uma ferramenta que explora os conceitos de usabilidade para garantir mais agilidade e organização para a sua empresa. Saiba como uma poderosa ferramenta de help desk pode ajudar a sua empresa vencer o desafio de ter uma gestão de TI estratégica e com resultados que podem contribuir para o crescimento do seu negócio.

Leia mais:

6 livros para inovar e transformar seus negócios
O que fazer quando você comete um erro no trabalho
Por que desenvolver empatia pode transformar sua liderança
5 livros que todo líder deve ler para evoluir na carreira
6 livros para aumentar sua produtividade e foco no trabalho
5 formas de lidar com a pressão sem perder a produtividade
Logo café com ADM
Logo café com ADM
Imagem de destaque do podcast
Imagem de destaque do podcast

#461

Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

Ver todos os episódios
    Compartilhar

    Sobre o autor

    Milldesk

    Milldesk

    Milldesk é um sistema de atendimento ao cliente que tem o objetivo de organizar as solicitações, além de permitir o acompanhamento e a satisfação do cliente com relatórios.

    Milldesk é um sistema de atendimento ao cliente que tem o objetivo de organizar as solicitações, além de permitir o acompanhamento e a satisfação do cliente com relatórios.

    Comentários

    Administradores PREMIUM

    Seja Premium e tenha acesso ao nosso arsenal de cursos

    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    LEADERSHIP
    NEGOCIACAO
    GESTAO
    CONSULTORIA
    FALANDOBEM
    FINANCASESSENCIAIS
    Assine o premium

    Mais artigos deNegócios e Gestão

    Ver todos
    Negócios e Gestão
    Da rotina local ao cenário global: como a manutenção pode ser internacionalizada

    Da rotina local ao cenário global: como a manutenção pode ser internacionalizada

    12 set 2025
    4 min leitura

    Por: Dieyson Zanoni

    12 set 2025
    4 min leitura
    Negócios e Gestão
    10 atitudes que toda empresa rentável tem — e a sua também pode ter antes de entrar na moda da IA

    10 atitudes que toda empresa rentável tem — e a sua também pode ter antes de entrar na moda da IA

    12 set 2025
    3 min leitura

    Por: Fábio da Silva

    12 set 2025
    3 min leitura
    Negócios e Gestão
    A era do dono/influenciador

    A era do dono/influenciador

    12 set 2025
    4 min leitura

    Por: Mateus Martins

    12 set 2025
    4 min leitura

    Assine nossa newsletter

    • Podcast
    • Colunistas
    • Livros
    • Frases
    • Artigos Acadêmicos
    • Anuncie
    • Sobre o Portal
    • A Profissão
    • Conselhos
    • Contato
    • FAQ
    • Política De Privacidade
    • Termos De Serviço

    Logo Administradores

    Portal Administradores Negócios Digitais Ltda - 08.913.843/0001-90 |

    © 2000 - 2025

    Logo do programa Café com ADM

    #461 Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

    #461 Empreendedorismo: como construir um legado, com Raquel Teixeira e Cleusa Maria | Café com ADM 461

    00.0000.00