Atualmente nenhum outro local físico ou virtual, consegue reunir mais pessoas do que as redes sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, e tantas outras que temos disponíveis, aglomeram uma grande parcela da população economicamente ativa, portanto ter presença nelas é fundamental para seu sucesso, seja você empreendedor ou colaborador. Saber usar corretamente as ferramentas que cada uma das redes sociais pode trazer se converte em ganhos que vão além da fixação de sua marca, de web marketing ou de atingir algum público alvo. A internet é um espaço democrático, e as redes sociais são o que de melhor há de democracia on line. Portanto você não pode mais ser alguém que apenas critica as redes sociais. O profissional ou empreendedor de sucesso tem que saber usar estas ferramentas corretamente. Mas como posso fazer isso? O tema é bastante complexo, e falar dele em apenas um artigo é praticamente impossível. O que quero com este texto é te ajudar com soluções básicas, algo que te ajudará num momento inicial. Vou falar neste texto mais abundantemente sobre o Facebook, pois ele é a rede social com mais usuários no mundo, e a que mais permite ações de marketing web. O Twitter também tem várias ferramentas, mas com certeza o Facebook tem de ser seu foco inicial. O Facebook permite inicialmente que você crie uma fan page que nada mais é do que uma página que pode ser comercial ou não. Essa fan page pode ser sobre sua carreira, com dicas, artigos e vídeos. Mas o mais comumente usado é para a parte comercial. A fan page segue o estilo de um blog dentro do Facebook, pois permite que você poste conteúdo, imagens, vídeos, ou até mesmo compartilhe algo que acha interessante. Quem irá ver suas atualizações são as pessoas que curtirem a sua página, por isso, você tem que ter um foco inicial em atrair membros para sua fan page. Mas só se atrai pessoas com conteúdo relevante e de qualidade, portanto pense muito bem no que vai postar, pois uma mensagem com interpretação ambígua pode te trazer mais prejuízos do que benefícios. Outro benefício é que o Facebook tem uma tarefa aonde você paga pela função de promover sua página ou alguma publicação. Portanto você pode fazer uma publicidade simples mas muito eficiente, seja de sua página, seja de algum produto ou promoção. Além disso, saber usar as redes sociais ao seu favor é fundamental para seu sucesso, pois além de disponibilizar conteúdo, você pode interagir com os usuários, obter um feedback muitas vezes sincero e fazer promoções para atrair mais pessoas para sua página ou para seu negócio. Resumindo, usar as redes sociais hoje em dia de maneira proveitosa é fator fundamental, pois o sucesso se constrói em cima de resultados e do reconhecimento das pessoas. Se ainda com todos estes argumentos você não vê benefícios nas redes sociais, procure dentro delas as páginas das maiores e melhores empresas do país e com certeza você as encontrará.