Não escondo meu sonho de empreender um dia, ter meu próprio negócio ou fundar uma Instituição Social, que realmente cause algum impacto e ajude muitas pessoas a se desenvolver. Achei sensacionais estes ensinamentos do Akio Morita por isso os compartilho aqui com vocês, sei que não sou o único com este tipo de sonho. Recomendo seu livro Mand in Japan, ele é um pouco difícil de encontrar em português mas vale muito a pena. 1. Acreditar em si mesmo Não deixe que as pessoas acabem com suas expectativas de como você deve agir. Akio rompeu com a tradição familiar para iniciar o seu negócio, sua família era uma das mais antigas e aristocrática produtora de saquê, e o resultado é uma das mais reconhecidas marcas na história. 2. Comece pequeno O investimento inicial para criar Sony foi 350 dólares. Sua sede: um edifício semi-destruído pelos bombardeios da II Guerra Mundial. Morita recomenda: não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída. 3. Escolher um bom nome O nome original da Sony: Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha (Tokyo Telecommunications Engineering Corporation). Demasiado longo para o ideário americano de quem pretendia inserir seus produtos no mercado. Rebatizou a empresa com uma combinação de sonus (som, em latim) e Sonny (um apelido usual no E.U.A.). Mais sonoro, mais claro e mais curto. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, fazem toda diferença. 4. Confie no seu instinto O sucesso inicial da Sony não foi por causa de uma pesquisa de mercado, se não a uma máxima de Morita: “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que eles podem e querem ter para ela.” 5. Não tenha medo de cometer erros…… mas não cometa o mesmo erro duas vezes. Quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras. 6. Produzir Qualidade “A publicidade e promoção não sustentam um produto ruim ou inadequado”. 7. Ser diferente Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas e muitos jornalistas. A originalidade e riscos produzem publicidade gratuita. Muitos não sabem, mas Akio foi um grande estrategista de Marketing. 8. Crie seu mercado O triunfo acontece especialmente em nichos onde não há concorrência estabelecida. Morita criou produtos para mercados inexistentes e que foi a chave para o seu sucesso: Crie uma necessidade e satisfaça. Certa vez ele disse: A curiosidade é a chave para a criatividade. Fonte: http://estrategiaempresarial.wordpress.com